Maternidade

Como incentivar seu filho a ler

 

livros

A leitura é muito importante na vida de qualquer ser humano. Mesmo com toda tecnologia que nos rodeia, ler ainda faz a diferença na formação do ser humano.

Por isso é fundamental que você incentive seu pequeno a ser um leitor. Conhecer o mundo por meio dos livros vai fazer com que ele seja uma pessoa melhor, vai saber entender e lidar melhor com as coisas da vida. Fora que ler é a maior diversão!

Ajude seu filhote a descobrir o prazer da leitura.

Lendo pra ele desde a barriga

Você pode começar a ler para sua criança desde quando ele está lá dentro da sua barriga aconchegado. Quer melhor jeitinho de ouvir uma boa história do que essa? Ele pode não entender a história, mas só de ouvir sua voz naquele mesmo enredo, vai fazer com que se sinta muito bem.

Existem crianças que até se lembram da história quando mais velhos. Não que se lembrem exatamente mas manifestam algum sentimento quando escutam a história novamente. Minha filha tem dois anos e ama um livro de esquilo que eu lia pra ela quando ela era bebê. Obviamente ela não se lembra conscientemente, mas afetivamente sim.

Livros feitos para os bebês

Para seu bebê já ir se acostumando com os livrinhos é legal os famosos livros de banho ou mesmo os específicos para bebês, já existe grande variedade desses produtos no mercado, com certeza vai dar de cara com eles em algum momento.

Esses livrinhos são bons porque a criança já vai acostumando com o formato do livro, já aprende que não pode rasgar, e que ali existem criaturas e histórias incríveis!

Leitura sempre!

Você pode sempre ler para sua criança, não importa a idade. Com o tempo você vai contando histórias mais complexas, mas o importante é que ele tenha esse momento da leitura. Se ele criar o hábito de ouvir histórias, é bem grande a probabilidade de criar o hábito de ler. Ele vai ficar tão feliz quando conseguir ler sozinho! E pode acreditar toda essa leitura vai ajudar bastante na alfabetização dele.

Ah, vale lembrar, a leitura tem que ser feita por um ser humano viu?! Não adianta colocar aqueles vídeos de história, ou aplicativos que lêem para as crianças. O que vale nesse momento é a interação, é o calor humano, o carinho, tudo isso conta para incentivar seu filhote a ler.

Seu pequeno leitor

Se você não fez tudo isso desde que ele era pequenininho, não tem problema nenhum, é sempre tempo de começar. E o caminho é o mesmo, para formar um pequeno leitor, comece lendo para ele, e depois ele mesmo vai se interessar e seguir seu caminho através das maravilhas da leitura.

Ah, visitas à bibliotecas, livrarias, feiras e bienais são essenciais. Troque aquele passeio àquela lanchonete por algumas horas na biblioteca, numa contação de histórias, ele vai adorar!

Minha pequena leitora

Eu sempre li para minha filha, menos do que gostaria, pois não tinha muito tempo nem disposição, mas sempre que dava estava comprando um livrinho e lendo pra ela.

Também sempre deixei que ela mexesse com eles à vontade, sem medo de rasgar ou amassar, sem ficar dando bronca. E ela nunca rasgou nenhum livro.

Meu maior prazer é chegar no quarto dela e vê-la com as bonecas sentadas ao seu redor e ela com o livro na mão contando histórinhas pra elas. Meu coração se derrete! E eu torço para que ela continue amando os livros como ela faz agora.

Vale muito a pena incentivar seu filho a ler, a gostar das palavras, e saber se expressar por meio delas.

Invista em sua criança, precisamos formar bons cidadãos, e nada melhor do que os livros para enriquecer a personalidade de seu filho.

 

Se gostou desse post, use os botões aí embaixo para compartilhar com seus amigos nas redes sociais, ou deixe um comentário. A Cotia agradece!

 

 

Anúncios

6 comentários em “Como incentivar seu filho a ler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s