Maternidade

Quando o filho fica doente

filho doente

Não existe nada pior para uma mãe do que ver sua criança doente. As noites em claro, o choro contínuo, aquela molezinha de dar dó, e a preocupação gigante.

Já falei antes aqui que imaginação de mãe é pior do que as de crianças de quatro anos, conseguimos imaginar tudo quanto é vírus marciano quando nosso bebê tá doente e não sabemos o que é!

Acho que o pior de tudo, pelo menos pra mim, é não saber o que está acontecendo, se é a garganta, o ouvido, ou o vírus marciano. Depois que levo no médico e ele me diz o que está havendo, pronto, me acalmo e começo a medicar sabendo que tudo vai melhorar.

Por isso, esse negócio de ter que esperar três dias de febre pra levar ao médico me deixa louca. Mas agora, com alguns anos de experiência, já consigo ficar mais calma. Mas a noite sem dormir ainda me mata. É a pior parte pra mim.

Se seu filho ainda é bebê e fica muito doente, saiba que quando crescem as coisas vão melhorando, principalmente se ele frequenta escolinha ou creche, mas conforme o sistema imunológico amadurece eles vão ficando mais fortes e as gripes mais fraquinhas.

Algumas dicas para quando seu filho ficar doente

Não se desespere

Falo isso porque era a primeira coisa que acontecia comigo, bebê doente e mamãe em pânico! Mas sabe aquele negócio dos aviões? Coloque a máscara primeiro em você, e depois na criança. Então você precisa ficar calma para passar tranquilidade pra criança e conseguir pensar direito.

O real estado da criança

Verifique o real estado da criança, ela está com febre? vomitou? Dá para esperar ou é melhor ir logo para o pronto atendimento? Já ficou assim antes alguma vez? Você vai ver que com o tempo já vai saber quando deve ou não levar seu filho ao médico. E em caso de dúvida, leve e pronto.

Manhoso ou brincalhão

Saiba que sua criança vai ficar mais manhosa, não tem jeito. Quando os adultos ficam doentes já ficam manhosos imagina as crianças. Não sei o que é pior, os manhosos ou os que não param de brincar e pular nem doentes! Eles precisam descansar, mas muitos nem com a perna quebrada ficam parados. O jeito é distrair, tanto pro manhoso quanto pro agitado, brinquedos que dê pra usar na cama, que distraiam mas não agitem muito.

Médico

Se você tem um médico de confiança, que já conhece seu filho e as vezes até os irmãos, vale a pena pedir o número de celular, alguns já usam até whatsapp. Mas não vão ficar ligando pro pediatra a cada espirro que seu filho dá, vocês sabem. Porém, na hora de conseguir um encaixe ou tirar uma dúvida ajuda muito.

Mãe que trabalha

Isso também é cruel, quando a mãe tem que trabalhar e deixar a criança doente em casa, ou na creche, o que é pior. Mas se você tem que sair e não tem jeito, é melhor aceitar. Deixe seu filho com pessoas que confie para não ficar com a cabeça na criança enquanto trabalha. Deixe tudo em ordem antes de ir trabalhar, para não ficar ligando o tempo todo porque esqueceu disso ou daquilo. E procure ficar tranquila porque notícia ruim chega logo, se algo acontecer vão te ligar, então trabalhe sossegada.

E vamos tentar prevenir o máximo que pudermos né? As vacinas são importantes, não levar pra brincar se souber que o amiguinho tá doente, lavar sempre as mãos e boa alimentação… De resto não tem muito o que fazer!

Se seu filho está doente agora, sinta-se abraçada, sei que está precisando.

 

Se gostou desse post, use os botões aí embaixo para compartilhar com seus amigos nas redes sociais, ou deixe um comentário. A Cotia agradece!

 

Anúncios

9 comentários em “Quando o filho fica doente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s