Maternidade

Boazinha aos dois, depressão aos quinze

Tenho falado bastante à respeito das crianças de dois anos porque minha filha está nessa fase.

De vez em quando alguém que ainda não tem filhos, ou umas senhoras que já tiveram mas não se lembram mais de como eram seus anjinhos nessa idade, dão indiretas querendo dizer que minha filha é “mal educada”.

Eu, muito bobinha que sou, começo a me perguntar se minha filha é normal. Será que estaria fazendo alguma coisa errada? Será que minha filha está virando uma delinquente que responde às pessoas, que bagunça o cabelo quando dizemos que está lindo, e que arranca a cabeça das bonecas e deixa espalhadas pela casa…?

boazinha aos dois, depressão aos quinze

Pois bem, saibam que essas coisas “malucas” que as crianças de dois anos fazem, é perfeitamente normal, aliás, a criança de dois anos que não age dessa forma é que não é normal!

Nessa fase, a criança está “integrando o seu ego”, ela está formando a sua personalidade, ela está juntando as coisas dentro dela, para formar a pessoa literalmente íntegra que ela vai ser. Então ela precisa, desconstruir as coisas fora dela, para juntar por dentro. Por isso que ela pega a massinha ou o bolo que você deu pra ela comer, e “esmigalha”… sujando todo o chão que estava tão limpinho…

Ela também gosta de deixar seus brinquedos espalhados, inteiros ou em pedaços, para “marcar território”, para ter o sentimento de pertencimento, de que ela existe. Por isso também vive dizendo que tudo é dela!

Então o que é normal em uma criança de dois anos:

  • Contrariar sempre! (Isso é de lei…)
  • Ser egocêntrica, não querer dividir os brinquedos, ou os pais…
  • Gostar de coisas “melequentas”, mas ao mesmo tempo ter muito nojo. Muitas gostam de mostrar o cocô aos pais, o que é muito bom!
  • Deixar coisas espalhadas, ou dividir as coisas em várias partes. (Como picar papel, por exemplo)
  • Falar o que pensa e sente. Vai dizer pra sua vizinha mais fresca que não gosta dela, e não vai estar sendo mal educada, apenas está sendo sincera e dando sua opinião. Sendo que no minuto seguinte ela pode passar a amar essa vizinha.

E por aí vai… Tenho certeza que outras mães de crianças de dois anos têm mais exemplos para dar (deixem aí nos comentários).

A questão principal é que por falta de informação, as pessoas acabam exigindo dessas crianças um comportamento que não é adequado para essa fase do desenvolvimento. Uma criança que com dois anos não expõe claramente, e muitas vezes aos berros, suas vontades, ou que fica quietinha brincando sozinha sem dar trabalho pra ninguém, não é normal, gente! Apesar de parecer que é isso que a sociedade espera delas!

Veja que perigo, você vai estar simplesmente impedindo que essa criança desenvolva suas capacidades, sua personalidade, essa pessoa vai crescer atrás de uma máscara, sem conseguir expressar seus sentimentos e pode até ser que venha a desenvolver algum distúrbio emocional, como depressão, ou síndrome do pânico, entre outras.

normal na criança de dois anos

Veja bem, não estou dizendo que não devemos educar nossas crianças, obviamente, quando seu filho diz que a vizinha é feia, você não vai rir e falar que simplesmente é da fase e não fazer nada, pois é aí que está todo nosso trabalho de educar, é preciso dizer à criança qual é o comportamento adequado. Assim como quando ele deixa os brinquedos espalhados, você pode e deve, ensiná-lo a guardar.

Estou fazendo esse post, apenas para deixar claro que esse tipo de comportamento é esperado para uma criança dentro dessa fase de desenvolvimento. E quando sabemos disso fica até mais fácil de educar, sem culpa e sem preocupações. Pois você vai saber que se seu filho apresenta atitudes como essa, você não está fazendo nada de errado, pelo contrário, ele está evoluindo muito bem, você só precisa ir aparando as arestas.

E muito cuidado para ao invés de aparar, não acabar cortando as asas, pois sem as asas, quando ele crescer, não vai conseguir voar sozinho!

Então é isso, espero que tenha ficado claro.

Se gostou desse post e tem alguma amiga nessa situação, curta, comente e compartilhe nas redes sociais!

Bjks.

 

 

 

Anúncios

10 comentários em “Boazinha aos dois, depressão aos quinze

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s