Maternidade

Depois que o bebê sai da barriga

Acho que essa é a maior transformação na vida de todas as pessoas. Se você é mulher, passa por essa grande mudança duas vezes, na hora em que nasce, e na hora em que seu filho nasce.

Você finalmente vê o rostinho daquela coisinha linda, ou não, alguns bebês nascem bem feinhos, mas tudo bem, com o tempo melhora… rsrsrs. Mas o importante é que a partir desse momento a grande aventura começa!

quando o bebe sai da barriga

 

O bebê não sabe ainda que ele existe, não sabe que já está fora de você, e continua acreditando que você e ele são a mesma coisa.

Ele não sabe que existe um mundo, tudo que sabe é que está com fome, e no momento em que ele conhecer o peito, vai querer ele para o resto da vida. Vai procurar aquele prazer que sentiu na primeira mamada para sempre, e nunca mais vai encontrar nada igual.

Quando o bebê chora, e ninguém o atende, o peito não aparece, ele tem uma sensação horrível, que a psicanalista Melanie Klein definiu como um sentimento de aniquilamento. Ou seja, é a pior sensação que você pode ter na vida, e talvez por isso, ele berre de um jeito que os ouvidos humanos não são capazes de ignorar.

quando o bebe sai da barriga 2

O bebê vai sentir o mundo pela boca, ele vai literalmente mamar esse novo ambiente, é o que ele sabe fazer, sugar o que está a sua volta, internalizar sentimentos e construir seu mundo em expansão.

Portanto, para que ele construa um mundo bom dentro de si, é necessário que tenha o máximo de experiências boas possíveis.

Que tipo de mundo você prefere que seu bebê construa? Um mundo baseado no prazer de mamar, ou um mundo de medo do aniquilamento?

Sendo assim, não deixe seu bebê chorando, para que ele não “se acostume mal”, isso não existe. Um bebê precisa do máximo de acolhimento, de carinho, de estímulos, que pudermos dar a ele. Só assim construirá um mundo de paz dentro de si, e assim agirá com o mundo aqui fora.

Quando seu filho chegar em casa ao sair da maternidade, tudo que ele vai precisar é de muito amor, acolhimento, colo.

Com o passar do tempo, ele vai perceber que não faz parte da mãe, e vai querer sair para explorar o mundo, e dependendo da forma como ele construiu o mundo interno, vai usar esse olhar para enxergar as coisas do ambiente. Se ele criou um mundo bom, o ambiente será bom e ele vai querer explorá-lo, mas se o mundo for ruim, o ambiente será ameaçador, e ele terá dificuldades.

Depois que o bebe sai da barriga

Ele vai crescer cada vez mais, vai sentar, vai engatinhar, vai segurar nas coisas, e finalmente vai aprender a andar. Agora que ele já conhece um pouco desse mundo, sabe que ele é extraordinário, e vai querer conhecê-lo ainda mais, e vai inclusive, tentar fazer isso que as pessoas fazem e é tão incrível: falar.

Como não consegue falar, vai fazer o que sabe, chorar. Pois agora que já sabe que não é a mesma  pessoa que a mãe, sabe que ela pode ir embora. Tem medo da separação, e chora quando a mãe não está por perto.

A mãe pensa então que deu colo demais e o bebê está “mal acostumado”, mas não é nada disso, trata-se de uma fase normal do desenvolvimento. Ainda bem que ele se sente assim, pois isso demonstra que foi criado um bom vínculo entre mãe e filho. E tudo que a mãe tem que fazer é acolher seu bebê, e mostrar que ela sempre vai voltar pra ele.

Essa criança vai indo muito bem. E logo começará a falar algumas palavras, vai querer correr pra longe, até que chegará aos dois anos

Você vai dizer: Como passou rápido, ainda me lembro do dia em que ele saiu da minha barriga…

 

Anúncios

8 comentários em “Depois que o bebê sai da barriga

  1. Que delicia!!! Que post bacana. Aqui mamae juh incentiva muito a leitura. Amo ser mae! aposto na criação com apego, muito muito muito colinho
    bj
    Mamaejuh.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que lindeza de post!
    Essa iniciação da maternidade, a construção da relação com o seu filho, é tudo muito único e as leituras de cabeceira nos tranquilizam e nos confortam, mas a prática é mt particular <3!
    Beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s