Meio divertida · Psicologia

Você é minha mãe? de Alison Bechdel

Gente, que livro é esse? Eu simplesmente amei!

Na verdade é um quadrinho né? Mas é muito melhor do que muitos livros por aí, inclusive melhor do que alguns livros que se dizem de psicologia aplicada…

voceemminhamae2voceéminhamaevoceeminhamae

Pois bem, a autora conta sobre sua relação com a mãe, ao mesmo tempo em que escreve um livro sobre seu pai (que foi lançado antes desse, Fun Home), e que faz sua análise.

Eu achei maravilhoso poder acompanhar o processo de análise da personagem, e como o fato de escrever o livro ajudou nesse processo, diria até que foi determinante.

O livro fica mais fácil para quem tem alguma noção de psicanálise, principalmente Winnicott, e mais ainda se você também for fã de Virgínia Woolf. Pois essas duas figuras estão tão presentes no livro como a mãe e a autora.

Para quem estuda psicologia ou pretende fazer terapia, é uma história ótima para conhecer o processo, saber o que te espera. Pois o livro já faz você refletir bastante sobre suas relações familiares.

voceéminhamãe alison bechdelhqvceminhamaehqvoceéminhamãealison bechdel (2)

Eu fico muito orgulhosa por “Você é minha mãe?” ter sido meu primeiro livro/quadrinho, nem sei como ele se qualifica, mas só sei que amei demais a história. Alison Bechdel foi muito corajosa ao expor sua vida dessa forma, mas dá pra sentir durante todo o livro que ela precisava fazer isso. E o final da história é simplesmente perfeito.

Mais do que seu diário, essa mulher teve a ousadia de compartilhar sua análise com leitores do mundo inteiro. Agora entendo porque tantas pessoas expõe suas vidas na internet, pois de certa forma isso pode ser libertador.

vcéminha mae

“Você é minha mãe?” é uma história de libertação que faz você mergulhar no mundo da psicanálise de uma forma leve e divertida. Amei!

 

5 comentários em “Você é minha mãe? de Alison Bechdel

Deixe um comentário

