Sempre confusa

A difícil arte de divulgar um blog

Faz alguns meses que comecei com meu blog, já não sou tão principiante mas tão pouco experiente. Pra mim o mais difícil sempre foi a divulgação. E essa semana algo chamou minha atenção em relação à isso.

Todos os lugares que dão dicas sobre como divulgar seu blog dizem que você precisa encontrar pessoas que queiram ler sobre o que você escreve. Não adianta entrar em um grupo qualquer no facebook e sair compartilhando seu post, as pessoas vão simplesmente ignorar.

Pedir que as pessoas te sigam ou se inscrevam no canal para você retribuir o favor também não adianta nada, pois você terá apenas uma visita na vida, e sejamos realistas, essa pessoa não está nem aí para seu blog, ela está pensando no dela.

divulgando cara de cotia

Então eu decidi seguir esses dois conselhos, só sigo de volta os blogs que realmente gosto. Sim, eu visito todos os blogs que curtem meus posts ou seguem meu blog, sabe quando aparece aquela bolinha vermelha em cima do sininho? Eu vou até a pessoa que deixou uma mensagem ou um curtir, leio no mínimo dois posts para ter uma opinião, e se eu me interesso, vou ser uma leitora fiel, mas eu só curto ou sigo aqueles que realmente gosto.

Outra coisa que eu fiz foi entrar em grupos, tanto no facebook como no Google +, que falam de maternidade e livros, que percebo agora são meus assuntos preferidos aqui no blog, o que foi muito legal, pois realmente gostei dos grupos e acabei fazendo amizades e tendo conversas muito legais.

No entanto, em um dia desses, dei minha opinião sobre um tópico que estava em um desses grupos, porque eu gosto mesmo de participar, de ser ativa, mas o que aconteceu me deixou muito assustada.

Como minha opinião era diferente da maioria das outras pessoas que comentavam, todos passaram a me julgar ferozmente, achando inclusive que eu não era do grupo ou algo assim, investigaram meu perfil, e só não me excluíram porque eu fiz questão de deixar minha posição bem clara. Mas o que mais me entristeceu, foi o fato de me julgarem somente por não pensar como eles, e por quererem me tirar apenas por ter uma opinião diferente.

divulgação de blog

Então eu pensei que talvez realmente devesse sair do grupo, pois essas pessoas não eram meu “publico alvo”, elas não respeitam umas às outras, não sabem ouvir e entender outros membros, e claramente não enxergam o mundo da forma que eu enxergo, portanto não estariam interessadas no que eu escrevo também.

Isso me levou a conclusão de que talvez eu deva parar de divulgar meu blog, só postar na minha página, e que quem estiver interessado no que tenho a dizer de alguma forma chegará até ele, ou não.

Sinceramente eu estou muito confusa e chocada com isso tudo, sei que o ser humano não é perfeito, tento sempre entender o contexto de tudo antes de julgar as pessoas, por isso achei muito devastadora a forma como fui julgada. Mas por outro lado, como já conversei com outras pessoas daquele grupo, sei que nem todos são desse jeito, então decidi que não vou sair, só não vou mais divulgar nada lá.

divulgar blog

Acredito que a “arte” de divulgar seja mesmo assim, você vai acabar parando em lugares que não te pertencem, ou vice versa, mas o importante é encontrar as pessoas que gostam do que você escreve, acima de tudo que respeitem sua opinião mesmo que não concordem com você.

Então é isso gente, acho que foi mais um desabafo do que qualquer coisa.

Bjks.

20 comentários em “A difícil arte de divulgar um blog

  1. Também acredito que o importante é encontrar leitores que se identifiquem com o que você escreve. Não faz sentido um blog ter muitos acessos por causa de divulgação se as pessoas não gostam do que leem. Assim como na vida, o importante é criar vínculos! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu também já fui atacada por pensar diferente em grupos e não entendi nada, pois justamente o que acho que agrega nos grupos é refletir sobre opiniões diferentes das minhas. Mas siga em frente, tem dado super ceto! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Realmente é muito difícil divulgar o blog, meu blog também é novo e eu tenho passado por coisas semelhantes. Mas, não vamos desanimar, vamos continuar postando, sempre buscando melhorar nosso trabalho que certamente iremos conquistar mais leitores fiéis.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Seu blog é muito legal, não deixe de divulgar, eu sou nova neste mundo de blogueiras, mas tem algumas que eu acompanho que as vezes são muito criticadas também. Eu estou me preparando para isso, pois estou começando agora, mas pense, para alcançarmos onde queremos chegar vamos encontrar muitos obstáculos para ultrapassar, você pode ver a maioria das histórias de pessoas que chegaram ao topo, veja o quanto de obstáculos elas tiveram que ultrapassar, quantas coisas não tiveram que superar! E nesta blogosfera é assim mesmo, ainda mais quando a pessoa está por trás de uma tela de computador, as criticas são ainda maiores. Também tenho receio de deixar minha opinião em alguns grupos, pq sei que ainda não estou preparada para o lado negativo. Não desista!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Pois é, ter opinião própria hoje é crime. Você tem que segui a massa. Já passei por isso várias vezes, a ponto de colocarem até a minha mãe no meio da conversa. Delete. Saia do grupo. Bloqueie. Não vão fazer a mínima falta.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu participo de alguns grupos também pq eu gosto de algumas matérias ou ideias que publicam, mas sinceramente tenho medo até de comentar em alguns, pois vejo pessoas que tratam o outro com tanta grosseria por não ter o mesmo pensamento dela. É muito chato vc ter medo de participar e vendo esse post da pra perceber que muitas pessoas têm medo também.
    Mas sobre a divulgação, seublog tem um conteúdo tão legal que muitas pessoas vão conhecer e sempre voltar, como eu.
    Desde que conheci o seu blog eu já marquei no face pra sempre receber o que vc publica, assim eu consigo ver os posts novos. Não é sempre que eu comento, mas sempre to por aqui rs
    E com certeza várias pessoas que se identificam com o que vc publica ja fazem e vao fazer o mesmo depois que conhecer o seu blog.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Não se preocupe se gostam ou não do que você escreve, não podemos agradar todas as pessoas ao mesmo tempo, mas devemos fazer sempre o melhor do que gostamos, alguém tirará proveito disso. Não se preocupe continue e vá em frente sempre……..DEUS TE AMA.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Pois é, disso que estou falando, quando você encontra pessoas que enxergam as coisas como você, mais do que leitores você acaba fazendo amigos, isso é muito legal! Mas no começo pode acabar tropeçando, foi o que aconteceu comigo! E outra, a leitura já faz das pessoas seres mais sábios, que conseguem respeitar uns aos outros não é mesmo?! Por mais leitura e empatia nessa vida! Bjks

    Curtir

  9. Acho que isso acaba acontecendo muito. É muita gente pensando só no próprio umbigo, entrando nesses grupos somente para divulgar mas nunca para conhecer, ou com aquele complexo de superioridade de “sou demais, não me venha com suas críticas”.
    Meu blog é literário, tendo resenhas e textos autorais em sua maioria. Divulgo as postagens basicamente resenhas em grupos de leitores e autorais em grupos de escritores, felizmente são mundos onde o pessoal gosta muito mais de incentivar do que sair criticando, e quando tem uma crítica sabe posicionar muito bem.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Isso aconteceu muito comigo.
    No começo, especialmente.
    Seguia muitos blogs que gostava do conteúdo, mas sempre que comentava algo que discordava ou dava alguma sugestão mais pro lado negativo, tomava respostas de volta e muitas vezes, ataques ao meu próprio blog.
    Aprendi a ver MUITO BEM como funciona o blog pra passar a segui-lo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

