Maternidade

Ser mãe não é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma mulher.

Existe uma ilusão de que ser mãe é a melhor coisa do mundo, o que acaba sendo algo muito generalista, pois nem sempre o que é bom pra uma pessoa é para todas as outras também.

Eu tenho a impressão que de alguma forma a sociedade enxerga a mulher como fadada a maternidade, e isso tem me incomodado muito ultimamente.

sobre ser mãe

Vejo mulheres julgando outras mulheres porque essas dizem que não é tão legal assim ser mãe, ou porque dizem que simplesmente não querem ter filhos.

Confesso que eu era uma dessas mulheres julgadoras, mas depois que minha filha nasceu e eu descobri de verdade o que é ser mãe, meus preconceitos saíram de mim junto com a placenta.

Eu achava que aquela mulher que dizia não querer filhos estava ou mentindo para si mesma ou simplesmente não poderia ter e dizia isso para não se sentir mal. Mas hoje percebo que ter filhos pode ser uma escolha, como todas as outras que fazemos na vida.

maternidadevida de mãe

Acredito que antigamente as mulheres não podiam ser muita coisa além de dona de casa, então ser mãe poderia mesmo ser a melhor coisa que aconteceria em suas vidas. Mas hoje em dia, a mulher pode ser o que ela quiser, portanto com certeza a maternidade não tem que ser a melhor de todas as suas realizações.

No meu caso, acho que se não tivesse sido mãe provavelmente seria frustrada e infeliz, pois tinha isso como objetivo na vida, mas também seria tão triste quanto se não tivesse feito curso superior, pois era algo que também almejava muito. No entanto, muitas mulheres não precisam de um curso superior para ser feliz, assim como não precisam ser mães. Agora eu entendo isso.

Devemos respeitar as escolhas de cada uma, e acho legítimo que algumas mulheres não queiram ter filhos, que prefiram crescer na carreira, ou viver a vida viajando, seja o que for, ninguém deve estar fadado a nada nos dias de hoje. Temos tantas opções, por que se prender a um pensamento que parece ser imposto às mulheres desde pequenas por uma sociedade que não consegue se livrar de todo esse machismo e preconceito?

mãe e mulher

Ser mãe pode mesmo não ser a melhor coisa do mundo para muitas pessoas, pois não é tão simples como a maioria das pessoas acredita que é. Muitas vezes por essa exigência da sociedade, as mulheres acabam sofrendo, se obrigando a dar à luz e a criar filhos com toda a alegria, quando na verdade não era nada disso que ela queria.

maternidade real

Acho um absurdo que mulheres que optam pela carreira sejam vítimas de olhares preconceituosos (talvez invejosos) de outras mulheres, sendo essas mães ou não. É a velha história de cada um mandar em seu corpo, e saber o que quer fazer com ele, e ninguém tem nada a ver com isso.

Sendo assim, deixo aqui essa minha reflexão, meio revoltadinha, de que muitas coisas podem ser “a melhor coisa da vida”, inclusive ser mãe. Inclusive!

8 comentários em “Ser mãe não é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma mulher.

  1. Seu texto é inspirador, me fez lembrar algumas amigas, sobre alguns textos feministas que já li por aí e me fez refletir sobre a minha própria vida. Tenho uma amiga que engravidou cedo, não estava muito preparada e passou perrengues por causa disso, hoje é uma mãe maravilhosa, mas apanhou muito da vida para chegar onde chegou. Fico me perguntando se eu seria uma boa mãe, tão boa quanto a minha tem sido. Mas, mesmo desejando muito, tenho medo. De todos os desafios, acho que o financeiro é o maior… O feminismo caminha muito por este tema, defende-se bastante a ideia de que a maternidade não pode ser encarada como uma obrigação feminina, como uma vocação. Nem toda mulher nasceu para isso, ou deseja, ou está preparada…

    Curtido por 1 pessoa

  2. ADOREI seu texto 🙂 seja na maternidade ou noutro campo qualquer na vida… devemos ser e fazer aquilo que queremos e que nos faz sentir bem. A pressão da sociedade para que sigamos o mesmo percurso dos outros faz com que muita gente não se sinta feliz. Fazem as escolhas por obrigação e depois não se sentem realizadas.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nossa aconteceu a mesma coisa comigo! Antes eu achava que toda mulher devia ter filhos pq, eu pensava, ser mãe era tão divertido.
    Depois que tive filhos tive uma responsabilidade que eu não tava preparada e só fui aprendendo a lidar com tudo isso aos poucos. Mas tive que ser mãe para perceber com é difícil ser mãe.
    Adoro ser mãe, amo meus filhos mais que tudo nesse mundo, mas a maternidade não é aquele mar de rosas como pintam por aí.
    Acho maravilhoso essas mulheres que já percem tudo isso antes de ter filhos e sabem esperar pelo melhor momento para ser mãe ou não ser.
    Hoje se uma mulher me fala que não quer ter filhos, super entendo.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

