Maternidade

Como ser mãe e não sentir culpa?

É possível ser mãe e não se sentir culpada? Parece que a culpa materna nasce junto com a criança. Nunca conheci uma mãe que não se sentisse culpada por trabalhar fora, por não ter tempo suficiente com os filhos, por estar cansada e deixar a criança assistir televisão… Se eu for listar os motivos para uma mãe sentir-se culpada vou envelhecer aqui nesse teclado pois são muitas as razões.

Mas, recentemente assisti um vídeo de uma mommytuber que eu gosto muito, Mariana Bonnás, e o que ela disse mexeu comigo em um sentido muito positivo. Sabe quando você tem um insight do tipo: Caraca, ela tem toda razão!

Esse é o vídeo dela, se você quiser entender melhor o que vou dizer aqui:

mariana-bonnas

O fato é que nós enxergamos o mundo a partir de nós mesmos, na verdade, nós só conhecemos o que está dentro de nós, então tudo o que está fora, de certa forma, é um reflexo do que nós sentimos.

Então, quando você se sente julgada por outras pessoas, na verdade, é você mesmo quem está se julgando, é a sua culpa que está martelando na sua cabeça. E ao mesmo tempo, quando você se sente culpada, existe uma preocupação de que as pessoas vão te julgar por aquilo. A culpa está muito ligada ao medo de ser julgada, e aí uma coisa leva a outra.

Sendo assim, uma forma de você não se sentir tão culpada é pensar nessa relação quando a culpa vier. Você se pergunta: “Eu estou me sentindo culpada ou estou com medo que as pessoas me julguem?” Ou: “Eu estou achando que alguém está me julgando ou eu que estou me sentindo culpada pelo o que estou fazendo?”

mae-preguica

Logo depois de ter assistido ao vídeo da Mariana eu passei por uma situação em que eu achei que estaria sendo julgada: Eu “perdi” minha filha no mercado, foram só alguns segundos, mas tempo suficiente para uma funcionária encontrá-la. Eu fiquei muito constrangida pensado que aquela mulher iria me achar uma mãe horrível, ou seja, ela iria me julgar. Mas então eu pensei que na verdade quem estava se julgando era eu, eu que estava me sentindo culpada por ter “perdido” minha filha, sendo que esse tipo de coisa acontece, nem foi nada tão grave. Depois disso, fui capaz de me perdoar pelo o que aconteceu e não me senti mais nem culpada, nem julgada.

Obviamente, a culpa materna sempre vai existir, assim como o julgamento alheio. Mas se estivermos seguras e confiantes de que estamos sendo a melhor mãe que podemos ser, o que as outras pessoas pensarem ou disserem não vai nos abalar.

mae-urso

Pensando nisso, cheguei a conclusão que quando uma mãe julga a outra, é na verdade para se sentir melhor. Se a outra está fazendo tudo errado, significa que eu estou fazendo tudo certo, e sou uma ótima mãe, então ninguém vai me julgar por nada.

Se todas nós parássemos de julgar a nós mesmas, talvez também seria possível não julgar aos outros, e esse seria um mundo melhor.

Uma utopia eu sei, mas se esse fato ajudar pelo menos algumas mães a se sentirem menos culpadas, já será uma grande coisa. Pelo menos funcionou pra mim, e por isso sou muito grata a Mariana (ela também é psicologa e ajuda muito a várias mamães), recomendo muito o canal dela!

 

3 comentários em “Como ser mãe e não sentir culpa?

  1. Nossa q lindo post!!! Adorei teu raciocínio, eu trabalho muito essa questão da culpa com as mães que atendo pq parece que realmente é uma coisa universal!!! Meu programa, “maternidade sem culpa”, sairá em breve, quem tiver interesse pode clicar aqui pra receber mais informações: http://maemulticultural.com/maternidadesemculpa/ Acho que se a gente realmente parasse de olhar pra maternagem do outro com esse olhar crítico, julgador, a nossa própria maternagem seria mais leve, mais consciente, como você falou! Obrigada por compartilhar!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

