Maternidade

Ajudinhas na hora do desfralde

Na hora do desfralde da minha filha eu achava que já sabia de tudo. Na verdade, a teoria eu sabia todinha, já tinha estudado, já tinha lido vários artigos na internet, tudo sobre esperar a hora certa, nunca brigar com a criança…

Mas quando chegou o momento não foi tão fácil que eu achava que seria. Na verdade, eu assitia vídeos das youtubers desfraldando seus filhos em três dias e queria morrer! Por que não estava funcionando comigo? O que eu estava fazendo de errado?

Então, recorri a algumas coisinhas que no final acabaram sendo de grande ajuda:

Não ficar ansiosa

mae-infeliz

A primeira coisa que fiz foi colocar na minha cabeça que ela não usaria fraldas até os cinco anos, então eu ia simplesmente deixar rolar, se ela ficasse nas fraldas até os três tudo bem, sem problemas, ela que iria decidir.

Então relaxei, parei de ficar ansiosa com o desfralde, e isso foi ótimo, tirei um grande peso das costas e acho que até minha filha se sentiu bem com isso também.

Livrinho

15321599_1391469674199461_1986129196_o

Eu comprei um livrinho bem baratinho sobre os bichos que faziam xixi no peniquinho, e o engraçado é que quando ela estava no processo ela pedia para que eu lesse o livro, ele até passou algum tempo no banheiro mesmo. E depois ela ficava repetindo as falas dos animais, que ela era “sabichona” como as personagens da historinha. Por isso, acredito que tenha ajudado.

15321534_1391469747532787_1188602097_o

Boneca com privadinha

boneca-e-privadinha

Minha mãe, também na onda do desfralde, deu de presente pra minha filha uma boneca que tinha uma privadinha. Ela brincava bastante, colocava a bebê pra fazer xixi na privadinha e acho que isso também ajudou um pouco a contextualizar. Não estou dizendo que tenham que comprar um brinquedo assim, ela ganhou esse e foi bom, pois as crianças projetam bastante nos brinquedos, inclusive elaborando suas dificuldades.

Desenho

daniel-tigre

Eu procurei feito uma louca algum desenho onde um personagem fofinho passasse pelo processo de desfralde, mas não encontrei muita coisa, apenas a rotina do Daniel Tigre, onde ele vai ao banheiro e até canta musiquinha, não sei se existe um episódio específico, se vocês conhecerem me falem, mas esse ajudou do mesmo jeito.

Joguinho de celular

15293228_1391469627532799_1018378995_o

Infelizmente, nessa época minha filha gostava muito de pegar meu celular e ficar mexendo. Então decidi fazer disso algo útil e instalei um joguinho onde as crianças tinham que ir ao banheiro fazer xixi. No começo ela gostava de deixar os personagens fazerem xixi nas calças, ela achava engraçado e acredito que se sentia bem por saber que isso não acontecia só com ela. Mas depois ela aprendeu a jogar melhor e já conseguia levar as crianças pra fazer xixi e cocô.

Exemplo

girls-462072_960_720

Tenho que confessar que acho que a escola foi minha salvação. Lá ela via seus amiguinhos tentando ir ao banheiro e fazendo xixi nas calças também. Sei que as educadoras nunca forçaram nada, apenas pediram para que eu mandasse calcinha para os acidentes, e foi isso, em alguns dias minha filha já tinha saído das fraldas.

Essa coisa de ver outras crianças passando por esse processo, funciona. Acredito que as crianças muitas vezes aprendem mais umas com as outras do que com o adultos ansiosos.

Então foi assim.

Eu acho que é tudo uma questão de tempo mesmo, mas se você estiver ansiosa e sem saber o que fazer para seu bebê sair das fraldas, vale tentar essas coisinhas, mesmo que não faça diferença no processo (apesar de eu achar que faz sim) pelo menos ajuda você a se sentir melhor, pois você vai estar fazendo algo, não vai ter que encarar a impotência de apenas esperar a hora deles chegar.

3 comentários em “Ajudinhas na hora do desfralde

  1. Sou Pedagoga e já desfraldei muitas crianças rsrs
    Esse é um processo lento mesmo e não adianta brigar, forçar porque não resolve.
    Fazer xixi na roupinha é normal, depois com conversas a criança vai aprendendo a importância de ir ao vaso sanitário. E o que eles mais gostam é de saber que está ficando grande e por isso não usam mais fraldas. rsrsrs.

    Parabéns pelo o post e pelo Blog.
    Beijos.
    Estou seguindo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

